O amor é importante, porra!

foto: Fábio Candeias

Muros da Consolação: quando convidei meu amigo e fotógrafo Fábio Candeias a fazer a foto da pixação, saímos com o objetivo de registrar a frase. Ele captou muito mais.

Quase como um viral, a frase se espalha pelos muros da cidade de São Paulo. Essa, especialmente, está pixada no cemitério da rua da Consolação, vista no sentido Centro-Rebouças. Há notícias também do mesmo “grito” em Pinheiros-Vila Madalena. Tem ainda um cartaz na rua Augusta. E deve estar circulando loucamente na “twittesfera”.

Logo pela manhã, na última quarta-feira, subindo para uma reunião (aquelas famosas…), o impacto foi grande e ressoou na cabeça ao longo do dia. Simples, mas direto, com um “punch” nocauteante. Acordei. Nestes tempos, um tanto sórdidos, quem têm falado do amor? Nos noticiários, nas manchetes, em toda essa confusão (que não é minha, não é nossa)…em meio a essa busca insana de mercados, de superávits, de poder, dos bônus (sem os ônus), em meio a todo o “meltdown”, de tudo o que é sólido e se desmancha no ar, o que é importante? “Meu amigo…o amor é importante…”. Sim, como numa música do Roberto, todos estão surdos. Daí, o grito, o furor!???

A pixação lembra uma outra, também marcante, talvez de uns 30 anos atrás. A célebre “Sem tesão não há solução” – eternizada pelo escritor e terapeuta Roberto Freire – foi pixada no mesmo muro do cemitério da Consolação. Dela, surgiu todo um conceito e um livro, que movimentou e ainda movimenta gerações. Juntando esse desespero anônimo em 2009, e aquela frase clássica da década de 1980, quem sabe também anônima mas registrada pelo Roberto, arrisco a dizer:

“Sem amor, não há tesão e nem solução, porra!”

38 Respostas para “O amor é importante, porra!

  1. paulo, eu também fiquei atordoado com a frase. eu estava no ônibus e passei pelo muro do cemitério da consolação, onde a frase está inscrita. fiquei pensando, na verdade, no pixador. tentei visualizar o estado de consciência no momento da pixação – estaria deseperado? desiludido? apenas embriagado? enfim, não consegui. mas fiquei com a frase tatuada no cérebro.

    muito bom seu post.

  2. Pingback: O amor é importanto, porra! « Rodolfo Viana

  3. Voltei para reler e descobri pelo comentário acima (Muito Obrigada Rodolfo!) que o autor do texto era ninguém menos que Paulo, sim, o Celestino… e tinham outros ótimos textos espalhados pelo blog… Parabéns!

  4. é importante mesmo. engraçado que, lido assim, visto assim dessa maneira, é como se ecoasse na gente. nos dividisse em antes e depois de ler… bom pensar nisso, bom parar e respirar um pouco o amor. legal seu blog, voltarei aqui, besos, S.

  5. Essa frase mexeu comigo, a li no encontro das avenidas Faria Lima e Rebouças, porém quando a li não foi com ineditismo, certamente já me deparei com ela na Consolação e na Augusta.
    Uma das frases mais sinceras e impactantes dos últimos tempos. Já está devidamente anotada em meu caderninho de frases-combustíveis.

  6. Bate fundo. O amor, realmente, é importante, Porra!

  7. Marcelo Paixão

    Essa frase é genial, ela não sai da minha cabeça e faz uns 2 meses que a li pela primeira vez, ali fresquinha(pq passo por lah quase todos os dias, entao notei qdo ela surgiu) na parede do cemitério esses dias o pixador também colocou ela nas proximidades do parque da luz. Alias curiosamente soh achei esse blog pq justamente fui pesquisar a frase no internet, na esperança de encontrar respostas. Mas acho que devo procurar não no google, mas no coração.

  8. Essa frase é mesmo impactante! A primeira vez que a vi tive a sensação de um soco no estômago! Direta, objetiva, sem rodeios, simples: “O amor é importante. Porra!” O que mais sobra para dizer???
    Agora toda vez que subo a Consolação fico ali procurando… como se fosse um combustível; uma chaminha de esperança!!
    Obs.: Ela também está na Rua Major Sertório.
    Adorei o blog!!
    Abraço.

  9. Ops! E na Avenida Sumaré tem outra!

  10. na rua cotoxo ( quase esquina com a Ministro ferreira Alves) , Vila Pompeia tambem…

  11. Num mundo onde o tesão e a libido são hipervalorizados, quem ama de verdade sofre; quem finje que ama, fode; e quem não ama…

  12. Gente,
    eu moro em sampa, mas meus pais moram em santos.

    vejo sempre essa frase nos muros da vila madalena.

    ql foi a minha surpresa, qndo eu, num ponto de onibus na av. ana costa – uma das principais vias de santos- vejo, colado no ponto do onibus, a frase “o amor é importante.porra.”

    qm eh q faz isso?!?!?!!?!

    =***

  13. Pingback: Let It Be « _vinil literário

  14. beatles dizia “all you need is love”, que até hoje é impactante. acho essa pixação fabulosa, chocante, agressiva e além de tudo, extremamente comunicativa.
    quem fez, parabéns. queria uma dessa na minha sala.
    abrs

  15. O muro da cemitério foi pintado, tinta mais escura, a frase apagada, mas voltaram a colocá-la novamente, do mesmo jeito!
    No final da Angélica, encontro com a Paulista, também há outra. E La Nave Va!

  16. É genial mesmo. Aqui na Lapa tem um, todos os dias passo em frente… acho lindo. Devo admitir que mudou um pouco minha maneira de pensar. Amor é uma coisa meio renegada, considerada até fraqueza nos dias de hoje… mas é a coisa mais importante.

  17. A primeira vez que vi essa frase foi na 23 de maio, ficou latejando na minha mente. Hoje novamente vi de novo, indo para uma entrevista de emprego estampada no muro do cemitério da consolação, ela nos faz lembrar do que devemos realmente dar valor…………

  18. Tem a mesma frase na Av. Luis Dummont Villares, na Zona Norte

  19. Postei sobre o assunto, mas ainda vou tirar a minha foto de um dos muros. É preciso registrar e divulgar isso. Parabéns ao grande poeta!

  20. Paulo
    comaprtilho da mesma duvida – quem tem falado de amor? e se fala, diz que não existe, que amor é mera carencia. Tempos dificeis. recomento o livro O Direito á ternira, de Restrepo.

  21. Pingback: Internetcidade na Revista da Folha « Internetcidade: cidades e pessoas ligadas, em rede, com o mundo

  22. Vou fazer um cartaz com essa frase e colocar na (UFRN)…

    =)

  23. marcus vinicius da rocha

    É loko

  24. Ah, Paulo adorei seu blog!
    Na verdade o que achei mais curioso foi o lugar onde foi pichado, no cemitério.
    Na verdade não acho que foi por acaso, ou foi?
    E ai nos remeteria a ideia que o amor, além de ser impotante, também “morre” porra!?
    Efemeridade e intensidade do existir…
    São só devaneios, mas queria compartilhar com vocês…
    Abraço.

  25. corrigindo…
    IMPORTANTE

  26. Pingback: “O amor é importante porra.” Quem teve essa idéia brilhante? «

  27. É! Depois que desligaram as tomadas do espírito, o amor virou pichação. Vou aproveitar e escrever uma história (ficção) inspirado na frase.

  28. Fizeram ate uma musica pra esse slogan, http://www.youtube.com/watch?v=2fzgisOqTWg

  29. è de manifestações assim que a cidade precisa, no meio do caos e da correria, ler de repente uma frase assim, é um bom pensamento pros próximos minutos, não é?!

  30. Pingback: a verdade é que você mente todo dia | re'cordis

  31. Av Dante Pazanezzi tbm tem essa frase! Muito boa e ficou na cabeça por um tempo! Perto dali vi outra e acho que do mesmo autor! “A verdade é que voce mente todos os dias!”

  32. Vi essa frase em Perdizes – SP. Sensacional.

  33. Pingback: Amar é ))(( « O Lado C

  34. Pingback: Amor é o caralho! | Internetcidade

  35. Pingback: O amor é importante, porra! | OCOMPRIMIDO.COM

  36. Vi esta frase na Vila Madalena. Achei muito bom mesmo seu post e ficou um casamento perfeito seus comentários com a sensibilidade que a foto nos passa. Adorei Paulo!

  37. porra tinha uma aqui no rio…..QUERCIA VEM AÍ!!!!!!!!!

  38. Paulo Vinicius

    AMOR É O CARALHO!

Deixe um comentário

